13/01/2012
Audi ganha terreno de concorrentes no mercado de carros de luxo
A Audi, marca premium da Volkswagen, teve vendas recordes em 2011, com a demanda por carros de luxo na China e na Índia ajudando-a a ganhar terreno ante grandes concorrentes como BMW e Daimler, da Mercedes-Benz.
Nesta segunda-feira, a Audi divulgou um crescimento de 19,2% das vendas em relação ao ano anterior, ante uma alta de 12,8% da marca BMW e de 8% da Daimler.
A unidade da Volkswagen vendeu 1,3 milhão de carros no ano, comparados com 1,38 milhão de BMWs e de 1,26 milhão da Mercedes-Benz.
A Audi quer destronar a BMW como a marca número um entre as fabricantes carros premium até 2015, aumentando a participação na China e nos Estados Unidos, o maior mercado do mundo de carros de luxo.
A BMW quer manter a ponta e acredita que a demanda nestes dois mercados-chave irá mantê-la à frente.
O diretor financeiro da BMW, Friedrich Eichiner, disse na semana passada que esperava que o mercado global para carros premium crescesse mais de 8% este ano, mais de duas vezes do que o mercado em geral.
Crescimento no exterior
Audi, BMW e Daimler venderam mais da metade de seus carros na Europa, mas a forte evolução em mercados de crescimento mais rápido, como China, Estados Unidos, América Latina e Rússia está diminuindo a dependência de seu mercado doméstico.
As vendas da Audi na China cresceram cerca de 37% em 2011 e aumentaram 62% somente em dezembro. Nos Estados Unidos, as vendas cresceram 15,7%.
A BMW alcançou o topo do mercado de luxo nos Estados Unidos no ano passado, acima do Lexus, da Toyota e da Daimler, marca da Mercedes-Benz.
Fonte:
UOL Economia, com informações da Reuters